A jornalista Alexandra Campos recebeu esta quarta-feira no Clube dos Jornalistas, em Lisboa, o Prémio Carreira do Prémio Jornalismo em Saúde, na 9.ª edição desta iniciativa da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) em parceria com o Clube de Jornalistas. A secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, encerrou a cerimónia.

Alexandra Campos, 60 anos, jornalista desde 1987, passou pelas redacções do Correio da Manhã, Europeu, O Jornal e entrou para a equipa do jornal Público em 1995, onde dedicou grande parte do seu trabalho ao acompanhamento de políticas de saúde. O Clube de Jornalistas justificou a sua distinção com a contribuição que o seu trabalho na área do jornalismo em saúde teve “junto do grande público”.

O trabalho multimédia do Público “Dadores de fezes procuram-se: Portugal já tem o seu banco de microbiota fecal” distinguiu Teresa Serafim, Joana Bougard, Cátia Mendonça, Francisco Lopes e Gabriela Pedro na Categoria Grande Prémio desta edição.
Este trabalho multimédia, publicado em dezembro de 2024, pretendeu divulgar os requisitos e as formas de doação, bem como enaltecer importância da doação de fezes, nomeadamente em transplantes de microbiota intestinal.

Na Categoria Imprensa, Clara Soares foi distinguida pelo trabalho “Quando o cancro bate mais cedo”, publicado na revista Visão; na Categoria Televisão, venceu o trabalho “Salvar para nascer”, transmitido na RTP. Recebeu o prémio Pedro Pessoa, em nome de Silvana Cunha (da equipa faziam ainda parte Guilherme Colaço, Fábio Siquenique e Emanuel Prezado); na Categoria Rádio foi distinguida Camila Vidal pelo trabalho “O turno infinito”, emitido na Antena 1.



Na Categoria Digital foi distinguida Joana Azevedo Viana, pelo trabalho “Os jovens médicos que há 50 anos iniciaram uma revolução em Portugal”, divulgado na CNN Portugal; e o prémio universitário revelação foi entregue a Jaime Luís Dantas da Silva e equipa (Maria Teixeira Rego e Leonor Fontes Couto), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pelo trabalho “Dia europeu do 112: Do outro lado da linha”.






O “Prémio APIFARMA/Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde” tem um valor total de 23.500 euros a distribuir pelas diferentes categorias e pelo Prémio Carreira que é atribuído por escolha do júri e não está sujeito a concurso, resultando de um protocolo assinado entre as duas entidades, em 2016, com os objectivos de aprofundar o papel da APIFARMA enquanto parceiro ativo da Sociedade Civil e contribuir para a vitalidade do projecto Clube de Jornalistas.