JJ #88 | EDIÇÃO EM PDF
EDIÇÃO FLIP
_____
Os jornalistas e as reportagens objeto de distinção com os Prémios Gazeta, que atingiram a 40.ª edição, e o Prémio de Excelência Vicente Jorge Silva, relativos a 2024, adquirem natural destaque n.º 88 da revista Jornalismo & Jornalistas. Através de textos de Patrícia Fonseca, também dirigimos o foco, nesta edição da revista, à situação dos jornalistas que se mantêm em Gaza, dispostos a dar a vida para revelar ao mundo o que se passa no território – e já morreram mais de duas centenas.
Susana Neves parte em busca da toponímia de Lisboa que perpetua o nome de jornalistas e Álvaro Costa de Matos recua meio século, para recordar o semanário Tempo. O 100º aniversário da Gazeta das Caldas é assinalado por Jorge Mangorrinha.
A merecida homenagem a Francisco Pinto Balsemão e a Luís Alberto Ferreira integram uma edição na qual Martins Guerreiro, capitão de Abril que no dia do derrube do fascismo entregou no jornal República o programa do MFA, é entrevistado por Eugénio Alves e Paulo Martins.
Marques Valentim apresenta uma parte da sua extensa obra como fotojornalista e Gonçalo Pereira Rosa conta a história do repórter que “assaltou” um banco, para mostrar as fragilidades do sistema de segurança nas páginas do Tal & Qual.
Mário Rui Cardoso conduz-nos pelos labirintos da inteligência artificial, deixando um alerta: cuidado com as “alucinações”. E ainda são reservadas páginas a recensões de livros.