O European Press Prize acaba de abrir as candidaturas para a edição de 2026, sendo possível concorrer ao prémio, no valor de 10 mil euros por categoria, até 14 de dezembro de 2025.
“Estamos à procura do melhor jornalismo publicado ao longo do último ano – trabalho que informe, inspire e faça a diferença. Se escreveu uma peça da qual se orgulha, nós queremos vê-la!”, desafia a organização deste prémio, promovido por uma fundação sem fins lucrativos que visa distinguir o jornalismo de excelência publicado em 46 países do Conselho da Europa, da Bielorrússia e da Rússia.
O European Press Prize é atribuído em cinco categorias diferentes. Cada um dos vencedores recebe 10 mil euros, para serem investidos num projeto pessoal que, por sua vez, possa enriquecer a prática jornalística.
O júri, composto por alguns dos mais prestigiados jornalistas europeus, tem também o poder de atribuir um prémio especial.
CATEGORIAS
Prémio de Reportagem de Investigação – Por descobrir e revelar factos, expondo notícias desconhecidas ao público;
Prémio Distinção / Reportagem – Por reportagens excecionais, contando uma história da melhor forma possível;
Prémio de Discurso Público – Por uma interpretação textual notável do mundo em que vivemos (anteriormente designado por Prémio de Opinião);
Prémio de Inovação – Por desafiar os limites do jornalismo;
Prémio de Jornalismo Migratório – Por um exemplo aclamado de jornalismo sobre migrantes.