O trabalho coletivo dos fotojornalistas no dia 25 de Abril de 1974

“PORTUGAL LIVRE – 1974″ é a exposição que a Casa da Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas, em parceria com a CC11, produziram para comemorar o 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril. A mostra pretende também celebrar o exemplo de profissionalismo e de camaradagem dado por 20 fotojornalistas em 1974. É o trabalho coletivo por eles produzido nesse dia histórico que poderá ser visto nas paredes do Salão Nobre da Casa da Imprensa.

A inauguração realiza-se no próximo dia 11 de abril, às 17h30, na sede da Casa da Imprensa, em Lisboa, contando com a presença de vários dos decanos do fotojornalismo nacional.

“O mais belo flagrante delito das nossas vidas fica registado nestas páginas, e não creio que o futuro venha a olhá-las distraidamente. Quem éramos, por onde andávamos no Abril da Libertação? O que dissemos, por vezes mudos? Está tudo aqui.” Estas são palavras de Fernando Assis Pacheco no texto de introdução do livro com o mesmo título da exposição, e publicado com o selo da editorial “O Século” dois meses depois do 25 de Abril de 1974. Também no texto de abertura, Adelino Gomes sublinha que o livro, “mais do que um documento histórico, é um testemunho do que quiseram os que forçaram a História no 25 de Abril.”

A exposição ficará patente até ao dia 17 de maio, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é livre.