Parlamento Europeu lança candidaturas para a 5.ª edição do Prémio Daphne Caruana Galizia

O Clube de Jornalistas integra o júri deste prémio desde a primeira edição, contribuindo para a valorização do jornalismo de investigação e honrando a memória de Daphne, jornalista maltesa assassinada em 2017.

Prémio Daphne Caruana Galizia para o Jornalismo distingue o jornalismo de investigação de excelência e que defenda os princípios fundamentais da União Europeia, como a dignidade humana, a liberdade e a democracia.

O Prémio está aberto a jornalistas profissionais e a equipas de jornalistas profissionais de qualquer nacionalidade, que podem apresentar artigos de fundo que tenham sido publicados ou difundidos em meios de comunicação social sediados num dos 27 Estados-Membros.

A candidatura vencedora é selecionada por um júri independente composto por representantes da imprensa e da sociedade civil dos 27 Estados-Membros, bem como das principais associações europeias de jornalismo. O Clube de Jornalistas integra este júri internacional, representado desde a primeira edição pela jornalista Patrícia Fonseca.

O Prémio de Jornalismo Daphne Caruana Galizia, criado em 2020 pelo Parlamento Europeu, é atribuído anualmente em memória da jornalista de investigação maltesa, que revelou casos de corrupção governamental, lavagem de dinheiro e crime organizado, e foi assassinada num atentado com um carro armadilhado em 2017.

Os vencedores têm sido sempre consórcios de jornalistas, envolvidos em investigações de grande fôlego. Em 2021, “The Pegasus Project”, pelo grupo Forbidden Stories; em 2022, o documentário “The Central African Republic under Russian Influence” (ARTE/France24/Le Monde); em 2023, a tragédia do naufrágio de migrantes a bordo do navio Pylos (Solomon com ForensisStrgF/ARD e Guardian); e em 2024, Lost in Europe, uma investigação conjunta de jornalistas da Alemanha, Itália, Grécia, Países Baixos, Bélgica, Irlanda e Reino Unido, sobre o desaparecimento de mais de 50 mil crianças migrantes na Europa nos últimos três anos.

O Prémio, no valor de 20 mil euros, é todos os anos entregue pela presidente do Parlamento Europeu a 16 de outubro, data em que Daphne Caruana Galizia foi assassinada.

Candidaturas aqui, até 31 de julho.