A cerimónia de entrega do Prémio Vicente Jorge Silva decorrerá na sexta-feira, 31 de maio, às 17h00, na sede do Clube de Jornalistas. Tal como anunciado em abril, a investigação “O braço-armado do Chega”, assinado por Miguel Carvalho na revista Visão, foi a escolha unânime do júri da 3ª edição deste Prémio promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em parceria com o Clube de Jornalistas.
O Prémio Vicente Jorge Silva visa homenagear esta figura de destaque no jornalismo português das últimas décadas, distinguindo trabalhos que reforcem os diferentes estilos da imprensa escrita, seja através da investigação, da reportagem ou da análise, e que contribuam para uma sociedade mais informada. O vencedor recebe uma bolsa de investigação jornalística no valor de 5000 euros.
Nesta 3ª edição foram atribuídas também duas menções honrosas, por decisão do júri, à reportagem Quando a velhice é um quarto escuro, de Ana Tulha e Pedro Alexandre Correia, publicada na Notícias Magazine, e ao trabalho de investigação Pegada Digital, de Inês Rocha, da Rádio Renascença (online).
O júri do Prémio Vicente Jorge Silva é presidido por Nicolau Santos, Presidente do Conselho de Administração da RTP, e composto ainda por David Pontes, Diretor do Público, João Vieira Pereira, Diretor doExpresso, Francisco Belard, Vice-Presidente do Clube de Jornalistas, e Luísa Meireles, Diretora de Informação da Agência Lusa.