JJ #84

EDIÇÃO EM PDF

Jornalistas em esforço emocional: o quotidiano da nossa profissão é abordado no n.º 84 da revista Jornalismo & Jornalistas juntando duas perspetivas, na realidade coincidentes: a académica, através de uma investigação de Rita Araújo, da Universidade do Minho, e a extraída da experiência quotidiana nas redações, graças ao testemunho de Rita Pereira Carvalho, jornalista atualmente no Observador.

Nesta edição, recuamos mais ou menos meio século, para (re)instalar na memória, através de um artigo de Joaquim Cardoso Gomes, o que era a Censura no tempo do fascismo; revisitar projetos editoriais lançados por jornalistas após o 25 de Abril, pela mão de Cláudia Lobo; e dar nota da obra de dois fotojornalistas estrangeiros que passaram por Portugal nessa época de transição política – Ingeborg Lippmann e Peter Collis – sobre a qual escrevem Fátima Lopes Cardoso e Pedro Marques Gomes.

Stephen Ward, investigador e ex-jornalista canadiano, figura incontornável da reflexão em torno dos novos desafios éticos, que abriu o V Congresso dos Jornalistas, é o entrevistado desta edição, que apresenta o portfólio do fotojornalista Reinaldo Rodrigues.

Gonçalo Pereira Rosa conta histórias dos primeiros jornalistas portugueses que entrevistaram Ceauscescu, o antigo ditador da Roménia. Luís Filipe Simões regista os compromissos assumidos pela equipa dirigente do Sindicato, para cuja presidência da Direção foi reeleito, e lança pertinentes alertas. Mário Rui Cardoso debruça-se sobre as implicações para o Jornalismo do caso Assange, a partir de sites que o discutem. E um grupo de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro oferece-nos uma site guiada ao Canal N.