“Desafios da Guerra”, na revista Jornalismo & Jornalistas

JJ #85 | EDIÇÃO EM PDF

A edição n.º 85 da revista Jornalismo & Jornalistas não pode deixar de distinguir a qualidade, apresentando o conjunto de contemplados com os Prémios Gazeta 2023, nas diversas categorias, com destaque para a atribuição do Prémio de Mérito a Maria Antónia Palla e de um Prémio Especial, a título póstumo, ao chileno Mário Dujisin, que passou em Portugal grande parte da carreira profissional.

A análise dos desafios com que os jornalistas se debatem em contexto de guerra é um dos temas principais desta edição – pela pena de Pedro Caldeira Rodrigues, bem como de Serge Halimi e Pierre Rimbert, que se debruçam sobre o panorama dos media franceses neste domínio.

Outro assunto, particularmente atual, é o Plano de Ação para a Comunicação Social apresentado pelo Governo, sobre o qual se debruça Luís Filipe Simões.

Puxando pela memória, Alexandre Manuel revisita os suplementos literários regionais que não escapavam à vigilância da censura do Estado Novo e Jorge Mangorrinha recorda a cobertura pela Imprensa do Festival da Canção de 1975.

Em entrevista, Viriato Soromenho-Marques lança um olhar crítico sobre o mundo, incluindo a Comunicação Social.

“Um delator na presidência do Sindicato” é a história contada por Gonçalo Pereira Rosa, sobre um homem que durante anos, na década de 1960, denunciou dezenas de camaradas à polícia política.